“Para praticar a castidade é preciso dominar
e aplacar, com vigilância e combate constantes, as revoltas e as paixões do
coração, fugir das solicitações do mundo e vencer as tentações do demônio. Com
muita razão dizia São João Crisóstomo:
‘A raiz e o fruto da
castidade é uma vida crucificada’.
O que é castidade?
A
castidade (conjugal ou consagrada – na virgindade, no celibato) é uma virtude
sobrenatural que regula o comportamento do homem no que diz respeito à
concupiscência da carne e mais particularmente no que tangue ao uso sexual ou à
continência ou abstenção sexual mais ou menos prolongada, assegurando os
elevados objetivos que Deus lhe deu na perspectiva da vida matrimonial e da
família.
Qual é a visão cristã do
sexo?
O
sexo permite ao homem colaborar com Deus na criação da vida física. Cada ser
novo é fruto da ação do pai e da mãe que formam o corpo e de Deus que cria e
infunde a alma.
Os
homens vencem a morte física e continuam no tempo, pelos filhos que nascem da
sua carne e do seu amor. Por isso, o sexo é patrimônio da humanidade. É o caudal
da vida que passa de geração em geração, carregando vícios, virtudes, taras e
heroísmo, dos que a transmitiram. Profanar o sexo é atentar contra a humanidade
do futuro.
Mais
do que todas as poluições, deve aterrar-nos a poluição genética, que está
comprometendo a saúde física, mental e moral do amanhã. O sexo, evidentemente,
constitui uma dimensão básica do homem e estrutura a personalidade, com todos
os seus valores positivos. Outra coisa é o uso do sexo, dentro dos objetivos na
natureza, e a que se pode renunciar sem nada perder de pessoal, para se pôr a
serviço de Deus e do próximo, com toda a sua riqueza, no plano da vida religiosa,
assistencial, científica, etc..., como veremos, inclusive na vida física,
enquanto forma de enriquecer-se espiritual e fisicamente.
Que é virtude?
Chama-se
virtude a disposição constante de nossas faculdades, que facilita a prática do
bem. A virtude chama-se natural, quando é fruto das forças na natureza,
encaminhadas estavelmente pela repetição constante dos atos bons, sobrenatural,
se é infundida por Deus na alma junto com a Graça santificante. Segundo a
doutrina comumente aceita, as chamadas virtudes cardeais são também
sobrenaturais e aperfeiçoam e elevam as virtudes de igual nome naturalmente
adquiridas, dando-lhes um objetivo superior às forças naturais.
Quais são as principais
virtudes sobrenaturais?
-
As três teologais (Fé, Esperança e Caridade), infundidas em nossa alma pela
graça batismal, que têm como objetivo imediato e principal o próprio Deus;
-
As quatro cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança), que são como
os eixos em torno dos quais giram as outras virtudes morais.
A
castidade, virtude moral ligada à temperança, exprime admiravelmente, no uso
sexual ou na continência ou abstenção sexual mais ou menos prolongada, a
caridade ou o amor.
Os
vícios são o contrário das virtudes.
Quais são os apetites ou
concupiscências?
Apetites
ou concupiscências (paixões, instintos) são forças naturais de que Deus dotou o
homem em vista de particulares finalidades.
Quais são as principais
concupiscências?
São
três: 1. A concupiscência da carne, 2. A concupiscência dos olhos e 3. O orgulho
da vida.
Em que consiste cada
concupiscência e qual a sua finalidade?
1.
Os
apetites da carne referem-se sobretudo à sexualidade, destinada ao matrimônio,
alicerce da família e, portanto, da sociedade;
2.
Os
apetites dos olhos referem-se sobretudo ao desejo de possuir e usar os bens matérias:
sua finalidade é o bem estar dos homens, procurando com o trabalho e a
economia;
3.
O
orgulho da vida manifesta-se nas duas profundas inclinações da estima de si e
do desejo da estima dos outros, destinadas, ambas, a facilitar a convivência
entre os homens. O amor próprio ordenado, nascido da valorização de si mesmo,
pode levar à séria preparação para o exercício do poder e mesmo à busca de posições
de mando como forma de serviço à comunidade.
A desordem das concupiscências, que conduz
o mundo no seu espírito anticristão, não vem de Deus (cf. Jo 2,16).
Como
as concupiscências se tornaram desordenadas?
A primeira causa de desordem das
concupiscências foi o pecado original; a desordem aumenta pelos pecados atuais
da sociedade e de cada pessoa.
Quais
os vícios causados pela desordem das concupiscências?
São: a) a luxúria, causada pela desordem da
concupiscência da carne;
b) a avareza, causada pela desordem da
concupiscência dos olhos;
c) a soberba, causada pela desordem do
orgulho da vida.
São os três vícios capitais, assim chamados
por serem como que as fontes de todos os pecados: os outros quatro são: ira,
gula, inveja e preguiça.
Quais
são as três virtudes que se opõem àqueles três vícios?
A castidade, que se opõe à luxúria;
A liberalidade, que se opõem à avareza;
A humildade, que se opõem à soberba.
Quais
são os três maiores inimigos da castidade?
A castidade é uma virtude que exige combate
perseverante e vitorioso contra: a) a desordem do instinto sexual; b) o
demônio; c) o mundo.
Qual
é, na Bíblia, o significado da palavra ‘mundo’?
Na Bíblia a palavra ‘mundo’ é usado com
três significados diferentes:
a) Mundo= humanidade: “Deus não enviou o seu
Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”
(Jo 3,17). É o mundo que devemos amar e pela salvação do qual devemos sofrer, rezar,
trabalhar;
b) Mundo= planeta em que vivemos: “Nada
trouxemos para o mundo e nada dele podemos levar” (1Tm 6,7; 1Cor 4,13; 5,10)
Também este mundo devemos amar;
c) Mundo= reduto de satã contra Cristo: “Não
ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém amam o mundo, não está nele o
amor do Pai... Ora, o mundo passa... mas o que faz a vontade de Deus permanece
eternamente” (1 Jo 2,15-17). Este é o mundo, nosso inimigo, contra o qual
devemos lutar.
O mundo, obstáculo à castidade,
é hoje menos ou mais forte do que no passado?
É
mais forte. “Nestes últimos tempos, aumentos a corrupção dos costumes de que é
um dos mais graves índices uma desmesurada exaltação do sexo; ao mesmo tempo,
pela difusão dos meios de comunicação social e dos espetáculos, ela tem vindo a
invadir o campo da educação e a infectar a mentalidade geral” (PH,1).
Como
o problema sexual é acima de tudo um problema mental e o sexo tem a importância
que nós lhe damos, compreende-se a tragédia da supersaturação de sexo e
erotização do cérebro por todos os meios de comunicação, na sociedade
contemporânea. Quando a virtude se torna cada vez mais difícil e o vício cada
vez mais sedutor, a degradação já está dentro de casa.
fonte: livro Bem-aventurados os puros de coração- Pe. Vitório Lucchesi
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