sábado, 9 de julho de 2022

A santa casa de Loreto



Haverá alguém que, já tendo visitado Loreto, não viu com os próprios olhos, e ouviu com os próprios ouvidos, as prodigiosas obras de Deus, nem as sentiu em sua alma?¹

- São Pedro Canísio


A casa mais santa do mundo está na Itália. 

Foi isso mesmo que você leu. Ela ficava na Terra Santa, mas mudou de lugar. 

A casa da família de Jesus, Maria e José está localizada na cidadezinha de Loreto, na Itália. Como ela foi parar ali? Bem, o que você está prestes a ler é a história real de como a casa da Sagrada Família em Nazaré foi transportada para a Itália por anjos. E a história é tão fascinante que, depois de lê-la, é provável que você queira ir para Loreto.

De acordo com historiadores, a casa da Sagrada Família permaneceu em Nazaré por treze séculos. Então, no dia 10 de maio de 1291, ela desapareceu de repente! Tudo o que restou da casa foi o alicerce. O súbito desaparecimento da casa foi notado por todos em Nazaré, deixando a comunidade inteira perplexa. Era impossível que uma pessoa ou um grupo de pessoas a removesse tão depressa, sem que ninguém percebesse. 

Reza a tradição que a santa casa foi transportada de Nazaré por anjos. Nos relatos de suas experiências místicas, a Beata Anna Catarina Emmerich falou sobre a transposição angelical da casa. Ela afirma: 

Testemunhei muitas vezes, em visões, a transposição da santa casa para Loreto. Por muito tempo, não consegui acreditar e, não obstante, continuava a ver. Via a santa casa ser carregada por sobre o mar por sete anjos. Ela não tinha alicerce, mas, debaixo dela, havia uma superfície de luz cintilante. De ambos os lados, havia algo como um pegador. Três anjos carregavam-na de um lado, e três, do outro. O sétimo pairava à frente da casa, deixando atrás de si uma longa cauda de luz.²

Fascinante! Contudo, o que a Beata Anna Catarina não notou em suas visões foi que os anjos primeiro levaram a santa casa de Nazaré para a pequena cidade de Trsat, uma região na atual Croácia. À época, a Croácia era conhecida como Ilíria ou Dalmácia. Por que os anjos a levaram para lá? E, afinal, qual era o objetivo da mudança?

A santa casa foi transposta em 1291. Três anos depois, ficou claro o motivo que levou os anjos a transportaram-na para fora de Nazaré. Em 1294, toda a cidade de Nazaré foi saqueada por invasores muçulmanos. Se a santa casa tivesse permanecido em Nazaré, os muçulmanos a teríam destruído por completo. Deus previu o sacrilégio e enviou seus santos anjos para transportar a casa para outra localidade. 

Ao longo dos séculos, Deus usou pessoas como Santa Helena para retirar relíquias (objetos sagrados associados a Jesus, Maria e aos santos) da Terra Santa e transferi-las para lugares mais seguros. Certa vez, São John Henry Newman visitou a santa casa e fez uma declaração bastante esclarecedora a respeito de sua transposição. Ele escreveu:

Aquele que fez flutuar a Arca [de Noé] nas vagas de um mar que cobria o mundo inteiro, e encerrou nela todas as coisas vivas; que escondeu o paraíso terrestre; que disse que a fé podia mover montanhas; que sustentou milhares por quarenta anos em um deserto estéril; que transportou Elias e o manteve oculto até o fim, também poderia operar essa maravilha. E, na realidade, vemos todos os demais registros de Nosso Senhor e seus santos reunidos no coração da cristandade vindos dos confins da terra à medida que o paganismo avançava sobre eles ( isto é, suas relíquias). Santo Agostinho deixa Hipona, o profeta Samuel e Santo Estevão deixam Jerusalém, o berço em que Nosso Senhor foi reclinado deixa Belém com São Jerônimo, a Cruz é desterrada, Santo Atanásio vai para Veneza. Em suma, não tenho dificuldades de crer nisso.³

Mas, por que ela foi primeiro para a Croácia? Por que os anjos não a levaram diretamente para a Itália? Ninguém sabe a resposta. Talvez Deus quisesse abençoar a terra da Croácia com a presença da santa casa antes de levá-la para sua localização final. Certa vez, Jesus curou um surdo em estágios, não de imediato. O fato de os anjos transportarem a santa casa para diversas localidades antes de finalmente colocá-la em Loreto tem o efeito de produzir um grande número de testemunhas do progidioso desaparecimento e reaparecimento da casa. Em outras palavras, ao permitir que a casa fosse mudada de lugar várias vezes antes de fixá-la em Loreto mostra que ela não estava sendo movimentada pelo homem, mas pelos santos anjos de Deus. 

Estudemos de forma mais detalhada todas as transposições milagrosas da santa casa. 

Em 10 de maio de 1291, dia em que a santa casa desapareceu de Nazaré, pessoas do vilarejo de Trsat, na Croácia, testemunharam o súbito aparecimento de uma nova casa no vilarejo. Nenhum dos moradores dali sabiam como ela havia aparecido. Curiosamente, os habitantes do lugar observaram que as quatro paredes da casa repousavam sobre o solo. A casa não tinha alicerce. 

Depois de permanecer na Croácia por três anos, a casa tornou a desaparecer milagrosamente em 10 de dezembro de 1294. Ninguém no vilarejo viu a casa partir. A única coisa que ficou no local em que a casa ficara foi o contorno da casa no chão de terra. Até hoje, um monumento marca o ponto exato em que a santa casa esteva, por três anos, em Trsat, na Croácia. 

Para onde a casa foi depois da Croácia? Os anjos levaram-na para além do Mar Adriático, para a cidadezinha de Piceno, na Itália. Por incrível que pareça, a mesma coisa aconteceu na cidade de Piceno: ninguém testemunhou a chegada da casa e ninguém sabia de onde ela viera. A casa permaneceu em Piceno por apensas oito meses porque salteadores começaram a assaltar os peregrinos (muitos deles, da Croácia) que vinham visitar a santa casa. Em agosto de 1295, a casa desapareceu mais uma vez, e reapareceu sobre uma colina não muito distante da cidadezinha de Piceno. No entanto, a colina em que a casa foi colocada pertencia a dois irmãos, que começaram a brigar pela propriedade da casa. Sem conseguir resolver sua disputa, os irmãos começaram a explorar os peregrinos para obter ganhos financeiros. A santa casa permaneceu em sua propriedade por apenas alguns meses antes de desaparecer prodigiosamente outra vez!

Quase no final de dezembro de 1295, a santa casa foi levada pelos anjos para um lugar próximo de sua localização anterior, longe o bastante para que não ficasse dentro da propriedade dos dois irmãos. Esse lugar é conhecido como Loreto, a cidadezinha em que a casa se encontra hoje. (O milagre de a santa casa ter sido transportada quatro vezes pelos anjos levou a Igreja Católica a declarar Nossa Senhora de Loreto a padroeira da aviação).



Como podemos saber que tudo isso é verdade? Bem, em 1296, um ano após a chegada da santa casa a Loreto, a Igreja Católica designou dezesseis emissários para investigar tudo. Os emissários visitaram Loreto, [a cidadezinha na] Croácia e Nazaré, e realizaram estudos exaustivos para verificar os acontecimentos. Eles foram primeiro para Loreto. 

No local em Loreto, eles tiraram medidas precisas da casa, tomando notas detalhadas delas. Em seguida, os emissários viajaram para Trsat, na Croácia, para o lugar em que a casa estivera, e mediram as marcas deixadas por ela no solo. Então, viajaram para Nazaré, a fim de comparar as medidas de Loreto e Trsat com o alicerce original. Inacreditavelmente, nas três localidades (Loreto, Croácia e Nazaré), as medidas eram exatamente as mesmas! Não havia nenhuma discrepância, tudo correspondia perfeitamente. 

Depois de séculos, cientistas fizeram uma análise química das pedras das paredes da santa casa de Loreto. Realizaram-se também estudos químicos da madeira usada para o teto da santa casa. E advinhe o que descobriram? As paredes da santa casa são feitas de pedras encontradas apenas na região de Nazaré, e a madeira do teto da casa vem exatamente da área de Nazaré! Constatou-se que até mesmo a argamassa utilizada na casa é constituída de materiais oriundos da Terra Santa. 

Graças a tais estudos, uma igreja maior começou a ser construída em torno da casa para acomodar os muitos peregrinos que chegavam a Loreto. Atestando ainda mais a veracidade desses acontecimentos milagrosos, peregrinos de Trsat, na Croácia, viajavam anualmente para Loreto, pedindo aos céus que levasse a santa casa de volta à Croácia.

Após a chegada da santa casa a Loreto, na Itália, em 1295, quase cinquenta papas já afirmaram sua progidiosa transposição pela ação de anjos, referindo-se, às vezes, à transposição como a "transladação" da santa casa. No século XV, dois papas foram milagrosamente curados na santa casa. No século XVI, concluiu-se uma basílica fortificada em redor da casa, a fim de protegê-la de ataques muçulmanos. Mais tarde, para fortificar ainda mais a estrutura, a santa casa foi revestida de mármore de Carrara.


Quase todos os papas depois de Pio II [um dos papas do século XIII que foi curado milagrosamente] falaram de sua milagrosa transladação.4

 - Santo Afonso Maria de Ligório 

 

 Por que Deus e a Igreja fizeram tudo isso para preservar a casa? Porque ela é o lugar da Encarnação! A tradição sustenta que Maria nasceu e cresceu na santa casa, e que foi nela que o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem, e o Verbo se fez carne. É uma casa de prodígios sobrenaturais!

Afirma-se que ela [Maria] nasceu na própria cidade de Nazaré e, de fato, no mesmo cômodo em que, coberta pela sombra do Espírito Santo, concebeu, mais tarde, por ocasião da saudação do Anjo.5

- São Jerônimo 


É, na verdade, a Casa de Nazaré que se venera em Loreto, aquela Casa amada de Deus por tantos motivos, construída originalmente na Galiléia, separada de seu alicerce e transportada, pelo poder divino, primeiro por sobre mares, para a Dalmácia, e daí para a Itália: a bendita Casa da qual a Santíssima Virgem, predestinada desde toda a eternidade e absolutamente isenta do pecado original, foi concebida, nasceu, foi criada; na qual o mensageiro celeste a saudou como cheia da graça; na qual ela se tornou a mãe do filho único de Deus.

- Beato Papa Pio IX


A santa casa também é o lugar onde a Sagrada Família vivia em Nazaré. Ela costuma ser chamada a "Santa Casa de Maria", mas também merece ser chamada de "Santa Casa de José". Quando e como São José passou a ter posse da casa, não se sabe, mas é provável que isso tenha ocorrido em virtude de seu casamento com Maria. De fato, escavações recentes perto da Basílica da Anunciação dão pistas de como a casa da infância de Maria se tornou a casa da Sagrada Família. 

A tradição afirma que, quando José e Maria já estavam casados, mas ainda não viviam juntos, José morava e trabalhava em sua própria casa ali perto. Quando começaram a coabitar, decidiram viver na casa da infância de Maria, e José usava a outra casa como carpintaria. Isso nos ajuda a compreender por que São José não estava presente quando o anjo visitou Maria na Anunciação. Ele ainda não morava com ela na ocasião.

A santa casa é uma relíquia única que centenas, senão milhares de santos já visitaram. Antes de ser transportada para Loreto, São Francisco de Assis e Santa Helena visitaram-na em Nazaré. Desde sua transposição mística para Loreto, inúmeros santos já peregrinaram para Loreto a fim de vê-la. Dentre eles, temos:

● Santo Inácio de Loyola

● São Francisco Xavier (ele fez uma peregrinação para Loreto antes de partir em sua viagem missionária para a Índia)

● São Francisco Borja

● São Carlos Borromeu

● São Pedro Canísio (ele defendeu a veracidade da santa casa contra os protestantes, que diziam tratar-se de uma lenda)

● São Luís Gonzaga

● São Tiago de Marca

● Santo Estanislau Kostka

● São Francisco de Sales

● São Luís Guanella

● São Lourenço de Brindisi

● São Benedito José Labre (ele é chamado o "Santo Loreto", pois visitava a santa casa com muita frequência)

● São Francisco Caracciolo

● Beato Antônio Grassi (ele cresceu perto da santa casa. Em dada ocasião, enquanto estava ajoelhado, em oração, na casa, foi atingido por um raio, que o curou milagrosamente da dor aguda que sempre tivera, por má digestão. Em consequência da cura, ele jurou visitar a santa casa uma vez ao ano, em peregrinação)

● Santo Afonso Maria de Ligório (certa vez, ele declarou que "deixou seu coração" em Loreto)

● São Maximiliano Kolbe

● São Josémaría Escrivá (ele visitou a santa casa sete vezes e consagrou o Opus Dei a Maria em Loreto)

● Papa São João XXIII

● São João Paulo II




Santa Tereza de Lisieux visitou a santa casa em 1887, na viagem que fez a Roma com o pai. Em sua autobiografia, ela escreveu o seguinte a respeito da visita:

Eu me sentia realmente feliz no caminho para Loreto. Nossa Senhora escolhera o lugar ideal para colocar sua santa casa. Tudo é pobre, simples e primitivo. As mulheres ainda usam os graciosos vestidos do campo e não adotaram, como nas grandes cidades, as modas modernas de Paris. Achei Loreto encantadora. Que direi da santa casa? Fui tomada pela emoção quando percebi que estava debaixo do teto que abrigara a Sagrada Família. Contemplei as mesmas paredes para as quais Nosso Senhor havia olhado. Pisei o chão que, no passado, ficara úmido com o suor da labuta de São José, e vi o pequeno aposento da Anunciação. Cheguei mesmo a colocar meu rosário na tigelinha usada pelo Divino Menino. Que doces recordações!7

 A santa casa é uma poderosa relíquia. Jesus, Maria e José viveram, dormiram, comeram e rezaram ali. É tão poderosa que o Diabo quer distância dela. O Beato Batista Mantuano (1447 - 1516), Prior Geral da Ordem Carmelita de 1513 a 1516 e padre muito devoto da santa casa, deixou o seguinte testemunho ocular de um exorcismo realizado em uma mulher dentro da santa casa de Loreto em 16 de julho de 1489:

Não deixarei passar algo que vi com meus próprios olhos e ouvi com meus próprios ouvidos. Aconteceu que uma senhorita francesa de posses e berço, de nome Antonia, que havia muito era possuída por espíritos malignos, foi levada para dentro do espaço santo pelo marido para que fosse libertada. Enquanto um padre chamado Estevão, homem exemplar, lia sobre ela os exorcismos de praxe, um dos demônios que se gabava de haver instigado o massacre de todos os Inocentes, sendo indagado, para sua confusão, se aquele fora o aposento da Imaculada Virgem, respondeu que o fora, de fato, mas que o admitia [confesso] contra sua vontade, obrigado por Maria a confessar a verdade. Além disso, ele indicou, na santa casa, o lugar em que estivera Gabriel, e Maria igualmente.8

 

A santa casa tem até mesmo sua própria festa litúrgica. Em 12 de abril de 1916, o Papa Bento XV publicou um decreto que estabelecia o dia 10 de dezembro como a Festa Litúrgica anual da Transladação da Santa Casa. Até hoje, a Festa da Transladação da Santa Casa é celebrada com grande alegria, em Loreto, todo dia 10 de dezembro.

Naquela santíssima casa se deu o início da salvação do homem pelo grandioso e admirável mistério de Deus feito homem. Em meio à pobreza dessa habitação isolada viveram aqueles modelos de vida e harmonia doméstica.9

- Papa Leão XIII 


Não é por um milagre sem precedentes que essa santa casa foi transportada por sobre terra e mar da Galiléia para a Itália? Por um supremo ato de benevolência da parte de Deus misericordiosíssimo, ela foi colocada em nosso território pontifício, onde, ao longo de tantos séculos, tornou-se objeto de veneração de todas as nações do mundo e resplandece com contínuos milagres. 10

- Beato Papa Pio IX 


A santa casa de Loreto é a habitação em que o Verbo divino asssumiu a carne humana e que foi transladada pelo ministério dos anjos. Sua autenticidade é provada por antigos monumentos e por uma tradição ininterrupta, bem como pelo testemunho de sumos pontífices, pelo consenso da fé e pelos contínuos milagres que lá se operam até os dias de hoje.11

- Papa Bento XIV


_______________________________________________________________

1. São Pedro Canísio, citado por Godfrey E. Phillips, em The House of the Virgin Mary (Manchester, NH: Sophia Institute Press, 2017), 155.

2. Beata Anna Catarina Emmerich, The Complete Visions of Anne Catherine Emmerich (San Bernadino, CA: Catholic Book Club, 2018), 76.

3. São John Henry Newman, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 3-4.

4. Santo Afonso Maria de Ligório, The Glories of Mary (Brooklyn, NY: Redemptorist Fathers, 1931), 696.

5. São Jerônimo, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 26.

6. Beato Papa Pio IX, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 142.

7. Santa Teresa de Lisieux, The Story of a Soul (New York, NY: Cosimo Classic, 2007). 86.

8. Beato Batista Spagnoli, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 108.

9. Papa Leão XIII, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 142.

10. Beato Papa Pio IX, citado por Phillips, em House of the Virgin Mary, 141.

11. Papa Bento XIV, citado por Santo Afonso Maria de Ligório, The Glories of Mary, 696. 


Donald H. Calloway, Consagração a São José - As glórias de nosso Pai Espiritual. 

Ed. Ecclesiae, 2021.


quinta-feira, 16 de junho de 2022

Riso incrédulo




 Ano 596 - Roma 


Certa matrona romana, de importante família patrícia, costumava enviar ao bem-aventurado Papa São Gregório Magno* as hóstias que ela mesma fazia para o santo sacrifício da Missa, mostrando-se nessa obra muito solícita e cuidadosa. 

O espírito maligno, capital inimigo de tudo o que é bom, e que segundo a expressão do Apóstolo São Pedro anda ao redor de nós como o leão que ruge aguardando o momento de agarrar a presa, julgou conveniente perturbar a senhora, primeiro com tentações de vanglória, em seguida com impertinentes dúvidas acerca da fé no Santíssimo Sacramento, e finalmente fazendo com que, sem deixar as práticas piedosas, caísse em manifesta incredulidade. 

Com efeito, aconteceu que um dia, estando esta senhora ajoelhada no altar para receber a Comunhão das mãos de São Gregório, no momento solene em que o santo Pontífice ia dar-lhe a Sagrada Hóstia dizendo aquelas palavras da antiga Liturgia: "o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde tua alma para a vida eterna", pôs-se a rir a referida senhora como se tivesse perdido a fé e a devoção. 

Ao dar-se conta disso, imediatamente o Santo retirou a mão e pôs sobre o altar a Hóstia consagrada. Acabada a Missa, o Pontífice perguntou diante de todo o povo à senhora a causa de seu riso naquela ocasião tão imprópria. Surpreendida pela pergunta ela não se atreveu logo a declarar o motivo, mas depois de algum tempo disse: 

- Estou rindo porque vós me dizeis que esse pão que eu própria amassei é o Corpo de Cristo. 

Escandalizado com essa resposta, São Gregório se pôs no mesmo instante com todo o povo a rezar ao Senhor para que iluminasse com sua divina luz aquela mulher incrédula. 

Mal acabaram a fervorosa oração, sucedeu uma maravilha, e foi que a Hóstia sacrossanta deixou-Se ver em carne humana, e nesta forma, diante do povo ali congregado, A mostrou também o Santo Pontífice à mulher. Esse prodígio a converteu, no mesmo momento, à fé na Eucaristia e confirmou nessa fé a todos os presentes.

Diante de tão grande milagre determinaram continuar rezando, o que se fez com extraordinário recolhimenton e fervor, até que se viu que aquela Carne Se reduziu novamente à forma de hóstia que antes tinha. E, tomando-A o santo Pontífice em suas mãos, a deu em comunhão à senhora; e glorificaram todos ao Supremo Criador, que Se dignou obrar tais maravilhas para que uma alma recuperasse a fé no Santíssimo Sacramento.

____________________________________________

São Gregório Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja, é considerado o último dos Papas do antigo Império Romano e o primeiro dos Papas medievais. Teve que enfrentar a peste e a fome em Roma, bem como a devastação produzida pelos invasores Lombardos, que chegaram a assediar a cidade e só foram contidos graças à diplomacia do Pontífice. Apesar dessas dificuldades, seu Pontificado é tido a justo título como um dos mais fecundos e grandiosos da História da Igreja. Entre muitas outras realizações, São Gregório reformou o Clero e deu impulso considerável à vida monástica em todo o Ocidente, incentivando a adoção da Regra de São Bento; empenhou-se pela conversão da Inglaterra, para lá enviando Santo Agostinho de Cantuária; combateu eficazmente as muitas heresias que grassavam na Europa, na África e no Oriente; combateu com firmeza a prepotência do patriarca de Constantinopla, o qual, apoiado pelo imperador bizantino, contestava o Primado de Roma; conseguiu, com esforço diplomático e apostólicos, aproximar da verdadeira Fé reinos bárbaros pagãos, ou dominados pela heresia ariana. Reformou, ademais, a Liturgia Romana, e fundou uma escola de canto sacro que influenciou toda a Europa, nela propagando o que ficou sendo conhecido como Canto Gregoriano. Zelou ainda pelos bens da Igreja, até então dispersos e mal administrados; é a ele que se deve a primeira organização sistemática do Patrimônio de São Pedro. Sem embargo de tão intensa e variada atividade e de sua má saúde, nos 14 anos de seu pontificado, não abandonou os estudos teológicos e místicos, e escreveu diversas obras de espiritualidade que tiveram e ainda têm grande influência. Faleceu no ano de 604.


(Diáconos Paulo e João, Vida de San Gregório Magno, liv. 2, cap. 21).

Pe. Manuel Traval y Roset S.J. - Milagres Eucarísticos

O pão dos hereges


 


Ano 400 - Constantinopla


São João Crisóstomo*, esclarecido luminar de seu século, foi chamado "Crisóstomo" devido às torrentes de sagrada eloqüência que fluíam de seus lábios; e foi também chamado "martelo da heresia". devido à eficácia e vigor de sua argumentação em defesa da Fé católica. 

Conseguiu, com sua pregação, converter inúmeros hereges macedônicos. O Senhor permitiu que acontecesse um fato maravilhoso com uma mulher que se obstinava em permanecer filiada aos sectários, e tal fato determinou por fim sua perfeita conversão. 

As verdades católicas expostas por Crisóstomo mostravam-se tão evidentes ao marido dessa mulher, que lhe pareceu que não deveria tolerar por mais tempo que sua esposa professasse os perniciosos erros da heresia. 

Procurava persuadi-la a renunciar a eles e abraçar a verdadeira Fé católica, mas nenhum fruto tirava de seus conselhos nem de suas longas discussões, porque era grande a tenacidade com que ela aceitava as opiniões heréticas. 

Afinal, esgotados todos os meios de conduzi-la ao bom caminho, ameaçou de separar-se dela se não acedesse aos seus desejos, seguindo o bom exemplo que lhe tinha dado.

A mulher, para obedecer ao marido na aparência, mas perseverando na sua obstinação, lhe disse que faria o que mandava; mas, combinando antes com uma criada sua, foi a um templo de hereges e, tomando o pão falsamente consagrado que davam a seus adeptos, deu-o à criada para que o guardasse; em seguida foi à igreja dos católicos com seu marido, para comunhar e assegurar-lhe que já era católica, e recebendo a Sagrada Hóstia, fingindo que se inclinava para orar, deu-a à criada que estava ao seu lado, e tomou dela o pão recebido dos hereges, o qual imediatamente se transformou em pedra. 

A desventurada mulher, atônita e fora de si, procurar São João Crisóstomo para narrar-lhe o que lhe tinha acontecido, e ele a converteu à Fé católica e publicou o milagre, conservando-se em Constantinopla, para perpétua memória, aquela pedra em que o pão dos hereges se tinha convertido.


_______________________________________

*São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja, passou alguns anos como eremita solitário no deserto e depois foi sacerdote em Antioquia. Nomeado bispo e patriarca de Constantinopla, esforçou-se para moralizar o Clero, no qual havia desvios e escândalos, e chegou a depor bispos indignos. Denunciou também, corajosamente, abusos de autoridades civis. Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas, tanto na ordem espiritual quanto na temporal. Foi, em consequência, duas vezes desterrado e morreu no exílio, no ano de 407. Era amigo íntimo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno. Sua eloqüência extraordinária lhe valeu o título de Crisóstomo, que em grego significa "Boca de Ouro" e a designação, pelo Papa São Pio X, como o patrono da eloqüência sagrada. É considerado um dos quatro grandes Doutores da Igreja Oriental e deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos. 


(Sozomeno, Vida de San Juan Crisóstomo, liv. 8, cap.5 - Baronius, Annales Ecclesiastici, t. 5, p. 126).

Pe. Manuel Traval y Roset S.J. - Milagres Eucarísticos


sábado, 4 de junho de 2022

São Pedro, Exorcista


 


2 de junho

Enquanto Pedro, Exorcista, estava detido na prisão por Arquêmio, a filha deste foi atormentada pelo demônio, o que provocou lamentações do pai, levando Pedro a lhe dizer que, caso ele acreditasse em Cristo, no mesmo instante sua filha recuperaria a saúde. Arquêmio falou: "Admira-me que seu Senhor seja capaz de libertar minha filha, se não pode libertar você, que sofre tanto por ele". Pedro respondeu: Meu Deus tem o poder de me tirar daqui, mas Ele quer, por meio de um sofrimento passageiro, fazer com que alcancemos a glória eterna". Arquêmio: "Se depois que eu duplicar a quantidade de correntes que o prendem, seu deus puder libertá-lo e curar a minha filha, acreditarei em Cristo". 

Depois de assim ter sido feito, São Pedro, vestido de branco e empunhando uma cruz apareceu a Arquêmio, que se jogou a seus pés, e sua filha ficou curada. Ele e todos de sua casa receberam o batismo, e depois libertou os prisioneiros que quisessem se tornar cristãos. Muitos aceitaram e foram batizados pelo bem-aventurado padre Marcelino. 

Ao saber disso, o prefeito ordenou que todos os prisioneiros fossem levados até ele. Arquêmio reuniu-os, beijou-lhes as mãos e disse que se algum deles desejasse o martírio, fosse sem medo, e quem não o quisesse podia se retirar são e salvo. Quando o juiz descobriu que Marcelino e Pedro haviam batizado muitas pessoas, mandou prender os dois em celas separadas. Marcelino foi colocado nu em cima de cados de vidro, em um lugar sem luz e água. Pedro foi encerrado em outra profundíssima masmorra, na qual ficou fortemente atado a um tronco. Mas um anjo do Senhor soltou Marcelino e Pedro, levou-os à casa de Arquêmio com a missão de, por sete dias, confortar o povo e depois se apresentarem ao juiz. Como este não os encontrou na prisão, mandou chamar Arquêmio e, diante de sua recusa em sacrificar, prendeu ele e sua mulher em uma cripta. Ao saberem do fato, os santos Marcelino e Pedro foram até o local e protegidos pelos cristãos ali ficaram sete dias, durante os quais São Marcelino celebrou a missa. Depois os santos disseram aos incrédulos: "Poderíamos ter libertado Arquêmio e nos esconder, mas não quisemos fazer isso". 

Mais tarde os pagãos mataram Arquêmio com a espada, enquanto sua mulher e filha eram esmagadas por pedradas. Marcelino e Pedro foram levados para a floresta negra (chamada a partir daí de floresta branca por causa de seu martírio), onde os decapitaram na época de Diocleciano, no ano do Senhor de 287. Como o carrasco, chamado Doroteu, viu anjos que levavam ao Céu as almas deles em trajes esplêndidos e ornados de pedras preciosas, também se fez cristão e morreu em paz algum tempo depois. 



Legenda Áurea, Jacopo de Varazze. p.465-6.