sexta-feira, 4 de outubro de 2013
São Francisco de Assis
Hoje é dia de um santo muito especial para mim São Francisco de Assis, que como muitos santos se comemora a festa no dia do falecimento, 04 de outubro de 1226; neste pequeno trecho de sua história veremos quão ardente é sua fé é como é um exemplo digníssimo de ser seguido.
Frederico II, imperador da Alemanha, conseguiu, graças à proteção do papa Inocêncio III, em 1215, tornar-se rei da Sicília, dominando despoticamente várias regiões da Itália.
O poderoso monarca instalou sua corte, por certo tempo, em Bári. E nessa cidade permaneceu, por ocasião de rigoroso inverno; ouvindo falar de Francisco de Assis, quis conhecê-lo. Ansioso por ver a figura ascética do jogral angélico de Deus, mandou chamá-lo, hospedando-o em seu rico e suntuoso castelo. Instigado por seus ímpios cortesões, resolveu o licencioso soberano pôr à prova a virtude do filho de Bernadone.
Certa noite, após a ceia, recolheram-se todos a seus aposentos, aquecidos por magníficas lareiras.
Mas, Francisco, receoso e alarmado com o luxo do quarto de dormir, e pressentindo algum perigo, voltava, sem cessar, seu pensamento a Deus, pedindo misericórdia. Em dado momento, antes que se despisse de seu tosco burel, sentiu algo estranho, e divisou formosa mulher que a ele se dirigia com desmedida lascívia, envolvendo-o em sensuais carinhos e tentando, assim, levá-lo ao pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.
Temendo o rugir de inesperada sensualidade, não obstante soubesse que acima da carne paira a alma imortal tocada pela graça divina, atirou-se à lareira, sendo logo envolvido por um fogo vivíssimo e purificador.
Vendo-o em chamas, impressionante tocha humana, a Messalina, aos gritos, correu para fora do quarto, pedindo socorro. Frederico, tomando de espanto e medo, aproximou-se de Francisco, que, milagrosamente livre do fogo, surgiu ileso, diante de todos, confundindo os pérfidos cortesões que lhe armaram a perigosa cilada.
Conta-se que Francisco de Assis se entreteve, algum tempo, com Frederico, e, discorrendo sobre a doutrina cristã, repetiu-lhe as palavras de Jesus: "Quem aproveita ao homem ganhar o mundo, se vier a perder a sua alma? (Mt 16,26).
Sabemos, através da história, que a boa semente divina não encontrou naquele homem dominado por duro materialismo, terreno favorável, não germinou, pois ele não se converteu. Todavia, não foi inteiramente em vão o colóquio de Francisco com Frederico: mais tarde, em 1221, o imperador baixou severas leis contra os jogadores, os blasfemadores e as mulheres do mundo, e contra o fatalismo e os vícios dos hebreus.
Providências de tal ordem, emanadas de quem estava longe de ser piedoso e morigerado, teriam sido possivelmente o fruto do maravilhoso episódio e da conservação havida no castelo de Bári, naquele memorável inverno de 1216.
fonte: Francisco, cantor da paz e da alegria- Deodato Ferreira Leite
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Padrões e comprimentos das roupas modestas
Apesar da moda secular praticamente nos obrigar a comprar roupas indecentes, cheias de decotes, coladas ao corpo, com transparências e afins; uma grande parte das mulheres católicas tem decidido obedecer a Santa Igreja também com suas roupas.
Para isso acontecer de fato vem as perguntas:
-Qual o comprimento ideal das saias e dos vestidos?
-E o comprimento das mangas?
-Posso usar todas as cores? Ou há alguma restrição?
-E quanto as rendas e transparências?
Colocarei aqui trechos que te ajudaram a tirar estas dúvidas.
Lembrando que não adianta só mudar seu guarda roupas mas também sua vaidade, vontade própria e se dedicar a ser obediente à Santa Igreja.
" Não é permitido, em nenhum caso vestir uma roupa indecente. Não pode com certeza, ser chamada saia decente aquela que não cobre os joelhos quando a pessoa está sentada, ou que deixa aparecer, por fendas ou por transparências, aquilo que o pudor não permite mostrar, isto é, as pernas acima dos joelhos. A mesma coisa deve ser dita das roupas - tanto masculina quanto feminina - que ficam marcando as formas do corpo."
Quanto ao decote e aos ombros descobertos, eis o que o cardeal Vigário do Papa Pio XI dizia: "Um vestido cujo decote desce a mais de dois dedos abaixo da base do pescoço e que não cobre os braços, até o cotovelo, não pode ser chamado decente."
É mentira que a Igreja nunca se pronunciou a respeito da modéstia no se vestir, há diversos escritos de papas inclusive falando da importância do recato e o pudor na hora de se vestir. Infelizmente isso tem sido menos frequente nos tempos atuais, também por conta da crise em que a nossa Santa Igreja se encontra, é difícil encontrarmos bons sacerdotes para nos orientar. O Papa Pio XII disse que "é principalmente por meio dos pecados de impureza que as forças das trevas subjugam as almas." Esta mesma verdade foi ensinada por nossa Senhora de Fátima com as seguintes palavras [2]: "Os pecados que mais arrastam almas para o inferno são os pecados da carne."
Com a diminuição da modéstia, a impureza se tornou a paixão que domina cada vez mais o mundo. É como um câncer espiritual que corrói lentamente a vida espiritual das almas. Ela levou o mundo para o lamaçal de umas novas Sodoma e Gomorra, desta vez em escala mundial. Estamos diante do perigo da"maior catástrofe desde o dilúvio." (Pio XII).
E também: "Quantas jovens há que não veem nenhuma má ação ao seguirem certos estilos vergonhosos, como se fossem ovelhas. Elas certamente corariam se pudessem adivinhar a impressão que causam e os sentimentos que produzem naqueles que as veem." (Pio XII, 17 de Julho de 1954).
*Cores como o "nude" também não são permitidos por ser uma cor muito parecida com a pele e que lembra o nudismo como o próprio nome já diz, vejam um exemplo:
*Transparências e rendas são permitidos quando se há um forro grosso e quando não estão coladas na pele; você não pode deixar aparecer sua roupa íntima ou algumas partes de sua pele ficar a mostra:
Exemplo do que NÃO se pode vestir
Poderá vir em sua mente a seguinte pergunta: - Mas já faz tempo que isso foi ensinado, ainda vale?
Sim, vale. Assim como Palavra de Deus não tem prazo de validade, os ensinamentos e as regras da Santa Igreja também não.
A moda pode mudar o quanto ela quiser, mas mulheres católicas não devem segui-la ao custo de estarem colocando em perigo suas almas.
"Sempre há uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão amplos e mutáveis possam ser os costumes morais de então." (Papa Pio XII, 8 de novembro de 1957).
E as crianças seguem a mesma regra?
Sim, como foi confiada à nós uma criação decente dos pequeninos estas regras de pudor e modéstia também serve para as crianças; uma saia mais longa dará liberdade total para sua filha brincar como qualquer outra criança e você terá uma ótima oportunidade de ensinar a sua filha como ser feminina desde a mais tenra idade.
Veja um exemplo:
*Devemos também optar por saias com pregas e claro usar forro ou uma 'combinação' por baixo para não marcar os contornos do corpo.
*Até aqui não citei em nenhum momento as calças, sejam elas jeans ou de outro tecido qualquer; até porque elas não são roupas de mulher, muito menos de mulheres que querem obedecer a Santa Igreja.
Elas marcam seu corpo, desenhando as parte íntimas das mulheres e as nádegas, e arrastam assim muitas almas para o inferno, por ser de provocação tamanha que escandalizam todos aqueles que olham para ela.
Termino com este trecho para sua reflexão.
Mas essas normas não são demasiado rígidas e exageradas para nossos dias? Não se deve admitir, nesse ponto, uma evolução?
RESPOSTA: Uma simples reflexão mostra o sofisma que há nesta pergunta: a moda, tão exigente e tirânica, ninguém a tacha de rigorosa e exagerada. Quando imperava a “mini-saia”, havia sacerdotes que a combatiam e exigiam o vestido com apenas dois dedos abaixo dos joelhos. Eram tidos como rigoristas. Logo depois veio a moda “longuete”, que colocou a saia um palmo abaixo dos joelhos. Ninguém reclamou do “exagero” e a moda foi aceita com naturalidade. Em solenidades civis de maior porte, como, por exemplo, recepção de um governador, posse de um chefe de Estado, de um Ministro, etc., a etiqueta veda às senhoras e moças o uso do traje masculino. Igualmente em certos locais e ambientes, como em muitos tribunais de justiça, em dependências do Ministério da Justiça, e, até recentemente, no Congresso Nacional. Há até clubes noturnos de certa categoria onde é vedado às mulheres o uso deste traje.
É o bom senso comum que dita essas normas, percebendo que o travestimento tem algo de menos digno, menos nobre e menos composto. Há algo inerente ao travestimento que o desabona.
De um modo geral, todos aceitam naturalmente essas convenções como justas e normais. Mas não aceitam quando razões mais legítimas e mais sagradas o exigem. Lição dos fatos: a moda é sempre razoável, mesmo que imponha os piores exageros e extravagâncias. As regras da moral são sempre rígidas e exageradas, mesmo que exijam as coisas mais razoáveis. Por causa da lei de Deus, por um motivo sagrado, uma exigência normal é exagero e tirania. Por causa da moda, os maiores exageros são normais e aceitáveis. É porque desapareceu no mundo a submissão e o respeito a Deus.
Alguns trechos retirados de: http://floresdamodestia.blogspot.com.br/
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Terezinha, a florinha do vergel do Senhor
"Dignou-se Jesus desvendar-me este mistério, pondo-me diante dos olhos o livro da natureza e fazendo-me compreender que, embora todas as flores por Ele criadas sejam formosas, nem o esplendor da rosa nem a brancura da açucena absorvem o perfume da humilde violeta, nem fazem sombra à encantadora singeleza do malmequer. E fiquei entendendo que, se todas as florinhas quisessem ser rosas, perderia a natureza as suas galas primaveris e os campos o esmalte das suas boninas.
O mesmo acontece no mundo das almas, que são o jardim vivo do Senhor. Ao lado dos grandes santos, que são os lírios e as rosas deste vergel, comprouve-se Deus em criar outros mais pequeninos, que, contentando-se com a simplicidade do malmequer ou com a modéstia da violeta, são destinados a alegrar os olhos do divino jardineiro, quando Ele se digne poisá-los na terra. A beleza e perfeição de tais flores depende do desvelo com que cumprirem a vontade do Criador.
Outra coisa fiquei entendendo, e é que o amor de Nosso Senhor tanto se revela na alminha mais simples, que nenhuma resistência opõe às suas graças como nas almas que em voos sublimes se remontaram à perfeição. Efetivamente, sendo o abaixar-se tendência natural do amor, se todas as almas fossem da têmpera desses santos Doutores que foram luzeiros da Igreja, podia parecer que Deus, ao descer até eles, não se abaixava o bastante. Mas como criou o podre selvagem sem outra bússola que o guie, fora da lei natural, ao dignar-se descer a estes coraçõezinhos, não pode deixar de abaixar-se.
São estas flores dos campos, em cuja simplicidade se revê o Senhor, que, por isso mesmo desce tão baixo, mostra a sua infinita grandeza. Não alumia o sol ao mesmo tempo o cedro do Líbano e a florinha do prado? De igual modo alumia o Astro divino em particular todas as almas, grandes ou pequenas, e tudo resulta em proveito delas como sucede em a natureza, que no dia marcado fazem desabrochar a mais humilde margarida. (...)
Sim, o Senhor mostrou-se sempre comigo compassivo e cheio de mansidão, tardio em castigar e copioso em misericórdias. Experimento por isso verdadeiro gozo, minha querida Madre, em vir cantar a seu lado os inefáveis benefícios que d´Ele recebi."
História de uma alma - Santa Terezinha do Menino Jesus
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Cântico do Sol
Altíssimo, Onipotente,
Bom Senhor,
Teus são o louvor,
a glória, a honra,
E toda a benção.
Só a Ti, Altíssimo,
são devidos;
E homem algum
é digno de Te mencionar.
Louvado sejas,
meu Senhor,
com todas as tuas criaturas.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo irmão sol
que clareia o dia
e com sua luz nos alumina.
Ele é belo e radiante
com grande esplendor:
De Ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pela irmã lua.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelas estrelas
que no céu formastes claras,
preciosas e belas.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo irmão vento.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo ar, nublado ou sereno,
e todo tempo.
Porque às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pela irmã água
que é mui útil e humilde,
preciosa e casta
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite.
Ele é belo, alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã a mãe terra
que nos sustenta e governa.
Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã a mãe terra
que produz coloridas flores e ervas.
Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã a mãe terra
que produz diversos frutos.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelos que perdoam por teu amor.
Louvado sejas,
meu Senhor,
pelos que suportam
enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados
os que sustentam
a paz, que por Ti, Altíssimo,
serão coroados.
Louvado sejas,
meu Senhor,
por nossa irmã a morte corporal
da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrem
em pecado mortal!
Felizes os que ela achar conformes
à Tua Santíssima vontade,
porque a morte segunda não
lhes fará mal.
Louvai e bendizei
a meu Senhor,
dai-lhe graças
e servi-o com grande humildade.
Assinar:
Postagens (Atom)



.jpg)

.jpg)



.jpg)
.jpg)

.jpg)


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


