Mostrando postagens com marcador nossa senhora núria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nossa senhora núria. Mostrar todas as postagens

sábado, 18 de janeiro de 2014

Nossa Senhora de Núria

Espanha
Século VIII


Dos Pirineus Orientais, onde está situado o vale de Núria, ocupam importante extensão as rochas graníticas, que vão diminuindo para o lado do ocidente.
Entre água, luz, sol e mole granítica, vive o vale suas admiráveis jornadas de devoção a Nossa Senhora de Núria, Rainha do vale. Este título, como tantos outros, é proveniente do nome do lugar em que foi encontrada a imagem. 
Está o vale rodeado de montanhas de mais de oitenta metros de altura. O Santuário, encravado no vale, tem sua imagem milagrosa e sua história. 
A história de São Gil é a história de Núria. Era ele de Atenas e nasceu no meado do século VII; era bom e caritativo e procedia de família nobre. Fugiu de sua terra, e a tempestade o enviou a terras francesas, de onde passou para os Pirineus Orientais. 
Diz a tradição que São Gil habitou e fez penitência na cova onde foi encontrada a santa imagem, e que foi ele mesmo quem a esculpiu, escondendo-a, quando de lá se retirou. 
Há diferentes versões acerca do tempo em que São Gil esteve em Núria; a mais admitida é a de Santo Antônio, Arcebispo de Florença, que crê ter sido pelo ano 700. Pode-se conjeturar que São Gil ficou em Núria três ou quatro anos (700-704), e que, tendo estalado a perseguição contra os cristãos, no reinado de Vitiza, o Santo voltou para Roma, pois sabe-se que ele lá morreu, tendo sido enterrado em um mosteiro; seu corpo foi encontrado incorrupto, e transladado para Tolosa. Na Dalmácia vivia um homem que, por sua bondade, era chamado Amadeu; apareceu-lhe um anjo uma noite e transmitiu-lhe o encargo de edificar uma capela em determinado lugar de Núria, onde acharia uma pedra branca.
Partiu ele para Dalmácia em 1702, e embarcou para a França, até alcançar o vale de Núria. 
Desde a partida de São Gil até a chegada de Amadeu haviam transcorrido 368 anos. 
Três anos depois de haver sido edificada a capela, encontraram a imagem de Nossa Senhora, um dia em que os pastores não podiam explicar a insistência dos mugidos de um touro em determinado lugar da montanha. Desconfiados, começaram a examinar o local, e na cova de São Gil, que outro não era o lugar em questão, acharam a imagem de Nossa Senhora, uma cruz, um sino e uma panela de cobre. 
O pároco de Gueralps levou solenemente para a capela a imagem milagrosa, que foi logo venerada pelo povo; durante a noite das primeiras romarias uma luz vivíssima iluminava aquelas alturas. 
A cruz ficou na cova, a assinalar a morada de São Gil. 
O sino, que talvez não seja o primitivo é contudo antigo e também considerado milagroso, assim como a panela; nesta os devotos metem a cabeça, implorando graça, especialmente para as enfermidades cerebrais, e, quanto ao sino, dizem que as suas badaladas são uma súplica de fecundidade para os casados que visitam o Santuário. 
A imagem é de madeira escura; a Virgem está sentada em um trono, tendo no colo o Menino Jesus sorridente, abençoando com a mão direita, e tendo na esquerda um livrinho apoiada no joelho esquerdo. Parece que foi talhada por São Gil, e assim o admite a tradição.
Os anos de 1633, 1642, 1648 e 1728 são as datas inolvidáveis das sucessivas reformas da capela e igreja; ricas lâmpadas votivas estavam sempre acesas diante da imagem. 
Em 1863 começaram as obras do alojamento para peregrinos e aumenta-se o Santuário. 
Os milagres operados por intercessão de Nossa Senhora de Núria são incontáveis. 

(Versão resumida da "Colección Nuestros Santos".)

fonte: Livro Maria e seus gloriosos títulos