segunda-feira, 4 de junho de 2018

A Eucaristia



1. A Eucaristia é um sacramento em que, depois da consagração do pão e do vinho, se contêm real e substancialmente, debaixo das espécies de um e de outro, o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças, porque, com este sacramento, damos graças a Deus de todos os benefícios que dele temos recebido.
3. A Eucaristia foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo na última ceia que celebrou com seus discípulos, na véspera da sua paixão.
4. Para instituí-la, tomou nas suas mãos um pão abençoou-o, partiu-o, e apresentou-o a seus discípulos dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo. Tomou depois o cálice de vinho, abençoou-o, e apresentou-o a seus discípulos dizendo: Bebei, isto é o meu sangue.
5. Por essas palavras Jesus Cristo obrou aquilo que disse, converteu o pão no seu corpo, e o vinho no seu sangue, conversão que se chama transubstanciação, quer dizer, conversão de uma substância em outra substância.
6. Nosso Senhor acrescentou depois estas palavras: Fazei isto em memória de mim - para dar aos Apóstolos, aos Bispos e sacerdotes o poder de converterem, como ele, o pão em seu corpo, e o vinho em seu sangue.
7. O pão converte-se no corpo e o vinho no sangue de Jesus Cristo em virtude das palavras da consagração que o sacerdote profere na hóstia e o vinho o cálice de modo que, feita a consagração, não há mais pão nem vinho, porque toda a substância do pão e do vinho se converteu no corpo e sangue de Jesus Cristo, sem que fique do pão e do vinho mais do que os acidentes, que chamamos de espécies sacramentais.
Esses acidentes ou  espécies sacramentais são tudo aquilo que aparece aos nossos sentidos no pão e no vinho consagrado, isto é a figura, a cor, o cheiro e o sabor de um e do outro. Os acidentes existem milagrosamente.
8. Debaixo das espécies do pão não está só o corpo de Jesus Cristo; está também o sangue, a alma e a divindade, como debaixo das espécies do vinho está também o corpo, a alma e a divindade, por concomitância, isto é, acompanhamento, porque as coisas inseparáveis vão sempre acompanhadas. Na Hóstia, o Senhor está oculto debaixo das espécies do pão e no cálice debaixo das espécies do vinho. Enquanto à Hóstia, as palavras falam só no corpo, mas como está vivo, não pode estar o corpo sem o sangue, a alma e a divindade; enquanto ao cálice, as palavras só falam no sangue, mas como o Senhor está vivo, não pode estar o sangue sem o corpo, alma e divindade, a qual é inseparável tanto da alma como do corpo.
9. Consagra-se o sangue separadamente do corpo para significar a separação do sangue do corpo de Jesus Cristo na cruz.
10. Jesus Cristo não deixa o céu para fazer-se presente na Eucaristia, mas está presente ao mesmo tempo no céu à direita do Pai e no altar, milagre que se chama Presença Real.
11. Jesus Cristo está presente em todas e em cada uma das hóstias consagradas. Não se divide o corpo do Senhor quando se divide a hóstia, mas somente as espécies do pão, e Jesus Cristo fica inteiro em todas e em cada uma das partes da Hóstia.
12. Jesus Cristo se ocultou debaixo das espécies do pão e vinho para nos manifestar que ele é o sustento e o conforto espiritual da nossa alma.
13. Devemos adorar a Eucaristia com o mesmo culto de latria que é devido ao verdadeiro Deus.
14. Recebemos o sacramento da Eucaristia na sagrada comunhão, que nos une intimamente a Jesus Cristo; conserva e aumenta as forças da alma; preserva-nos das tentações e quedas espirituais; livra-nos das culpas veniais e cotidianas; reprime a rebeldia da carne; ministra-nos uma grande virtude para adquirir a eterna glória.
15. Sendo a Eucaristia um sacramento dos vivos, para recebê-la é necessário o estado de graça. Receber a Eucaristia em estado de pecado mortal é cometer um pecado horrível chamado sacrilégio. Foi o pecado de Judas o traidor.


Explicação da gravura

16. A gravura representa a instituição da Eucaristia, e a comunhão dos fiéis cristãos.



Fonte da imagem: http://www.sendarium.com
Texto: Catecismo Ilustrado, 1910 (com pequenas alterações devido à mudança ortográfica).
Edição da Juventude Católica de Lisboa.

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