Clemont-Ferrand (Dep. du Puy-de-Dome, França)
A notável igreja de Nossa Senhora do Porto, mais antiga que a Catedral, parece remontar aos primeiros séculos do estabelecimento do cristianismo na Gália, e é incontestavelmente o mais importante dos Santuários de devoção mariana de Auvergne, sendo as suas peregrinações as mais frequentadas da Diocese.
Mas há outra coisa, difícil de descrever, por ser de natureza espiritual, que torna este Santuário notável: a acumulação de orações e a concentração de tantos atos de devoção ao pé da antiga imagem durante tantos séculos, por tantos devotos piedosos cristãos, encheram a Cripta, morada de Nossa Senhora do Porto, duma presença maravilhosa, invisível, é verdade, porém que a muitos fiéis se torna sensível...
A sua maior festa é no dia 15 de maio ou no domingo seguinte.
Sobre a origem deste Santuário não há documentos anteriores ao século XIII, mas lê-se na vida de Santo Avit, bispo de Clermont (571-594), que este bispo fez construir, num lugar que desde as mais remotas eras tinha o nome de "Le Port" (daí o título de - Nossa Senhora do Porto) - uma vistosa igreja em honra de Nossa Senhora.
Da linda igreja atual, o Santuário propriamente dito de Maria é a Cripta aonde os fiéis vão rezar diante da milagrosa imagem de Nossa Senhora do Porto.
A imagem tem apenas 30 cm de altura e é feita de madeira, uma espécie de nogueira muito escura, e é do tipo das Madonas bizantinas, que sobreviveram nos ícones gregos e russos, e que a arte italiana do século XIII adotou.
Não é possível determinar com certeza quem a esculpiu nem em que século foi esculpida.
Na festa de 15 de maio é levada em procissão, e neste mês é ininterrupto o movimento de peregrinos.___________________________________________
Maria e seus gloriosos títulos, Edésia Aducci, editora Lar Católico, 1960, 2ª edição.
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/368098969543895039/
https://br.pinterest.com/pin/258253359873747909/


Nenhum comentário:
Postar um comentário