1.Desempenharemos nós o que neste preceito nos é mandado, praticado para com Deus quatro virtudes, a saber: a fé, a esperança, a caridade e a religião. Para as três virtudes teologais, fé, esperança, caridade, ver a gravura 62.
2. A religião, considera como virtude, é uma virtude que nos ensina a dar a Deus o culto que lhe é devido.
3. O culto que devemos a Deus chama-se culto de latria e é propriamente adoração.
4. Há duas espécies de culto, culto interno, e culto externo. O culto interno consiste em elevar a Deus nosso pensamento, louvá-lo e adorá-lo mentalmente, oferecendo-lhe no íntimo do coração nossos afetos sem manifestar exteriormente nossos sentimentos. O culto externo consiste em dirigir a Deus orações vocais, em cantar os divinos louvores, em nos prostrarmos em sua presença, e principalmente em assistirmos ao Santo Sacrifício da missa e cerimônias e funções públicas, com que a Igreja Católica celebra os seus mistérios e solenidades.
5. Adorar a Deus é reconhecê-lo como nosso Criador, e soberano Senhor de todas as coisas. Devemos pois humilhar-nos profundamente diante de sua Majestade.
6. Devemos a Deus um culto exterior: 1º porque o nosso corpo pertence-lhe tanto como a nossa alma; 2º porque o culto exterior nos leva ao culto interior.
7. O culto público consiste principalmente em adorar a Deus nas igrejas e cerimônias públicas. Devemos prestar a Deus culto público porque temos obrigação de edificar o nosso próximo mostrando-lhe que somos verdadeiros crentes.
8. A sociedade civil deve também adorar a Deus, porque ele é senhor das sociedades como dos indivíduos.
9. Adoramos a Jesus Cristo, porque ele é Deus como o Pai e o Espírito Santo.
Do culto dos Santos
11. O culto que damos a Nossa Senhora não é o mesmo que o que damos aos santos, porque Nossa Senhora faz uma hierarquia diferente acima das outras criaturas, sendo ela escolhida para Mãe de Jesus Cristo. O seu culto chama-se hiperdulia.
12. Veneramos os Santos pelas suas virtudes, pelo valimento que têm com Deus, e por serem seus amigos e servos, e assim toda a honra que se lhes tributa redunda em honra de Deus.
13. O culto dos Santos consiste em lhes pedir, em lhes agradecer, e ainda em os tomar por modelos para os imitar. Esse culto chama-se dulia, o qual é infinitamente inferior ao de latria, que pertence a Deus.
14. Pedimos aos santos para alcançar por sua intercessão as graças do que necessitamos. Os santos são os nossos advogados para com Jesus Cristo, como Jesus Cristo é o nosso advogado para com seu Pai. Há muita diferença no modo de pedir a Deus ou de pedir aos santos: a Deus pedimos que nos dê, nos conceda; e aos santos pedimos que nos alcancem de Deus pelos merecimentos de Jesus Cristo, que roguem por nós.
15. A veneração das relíquias e imagens não está proibida; antes Deus a autoriza e aprova pelos grandes milagres que a cada momento obra por meio das relíquias e imagens dos santos.
Explicação da gravura
16. Nesta gravura veem-se pessoas de todas as cidades e condições adorando a Deus, que lhes abre os braços e as contempla com ternura, mostrando assim o agrado que acolhe as nossas homenagens.
17. Na parte superior, à esquerda, vê-se a Virgem rodeada de Anjos, e à direita, São José com vários santos.
Fonte da imagem: http://www.sendarium.com
Texto: Catecismo Ilustrado, 1910 (com pequenas alterações devido à mudança ortográfica).
Edição da Juventude Católica de Lisboa.
Edição da Juventude Católica de Lisboa.
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