1. Estas palavras: subiu aos céus, significam que Jesus Cristo se elevou ao céu pelo seu próprio poder e em presença de um grande número de seus discípulos, no quadragésimo dia depois de sua ressurreição.
2. Jesus Cristo subiu ao céu no dia da Ascensão.
3. Antes da Ascensão, Jesus Cristo estava no céu como Deus, não como homem. Depois da Ascensão está no céu como Deus e como homem.
4. Nosso Senhor subiu ao céu: 1º para tomar posse da glória que lhe era devida; 2º para nos preparar ai lugar; 3º para interceder por nós junto do seu Pai; 4º para nos enviar o Espírito Santo.
5. A Ascenção de Nosso Senhor é contada assim no capítulo 1 dos Atos dos Apóstolos, versículos I a II: "No meu primeiro discurso falei na verdade, ó Teófilo, de todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que, dando preceitos pelo Espírito Santo aos apóstolos que elegeu, foi assunto acima. Aos quais também se manifestou a si mesmo vivo, com muitas provas, depois da sua paixão, aparecendo-lhes por quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. E comendo com eles lhes ordenou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai que ouvistes (disse Ele) da minha boca. Porque João na verdade batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo não muito depois destes dias. Portanto, os que se haviam congregado lhes perguntavam, dizendo: Senhor, dar-se-á caso que restituas neste tempo o reino a Israel? E Ele lhes disse: Não é da vossa conta saber os tempos nem momentos que o Pai reservou ao seu poder; Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judeia e Samaria, e até às extremidades da terra. E tendo dito isto, vendo-o eles, se foi elevando e o recebeu uma nuvem que o ocultou a seus olhos. E como estavam olhando para o céu quando ele ia subindo, eis que se puseram ao lado deles dois varões com vestiduras brancas, os quais também lhes disseram: Varões Galileus, que estais olhando para o céu? Este Jesus que, separando-se de vós, foi assunto ao céu, assim virá, do mesmo modo que o haveis visto ir ao céu".
6. Jesus Cristo subiu ao céu por sua própria virtude, sem ser arrebatado por qualquer força estranha, como aconteceu a Elias, por exemplo, que para lá foi transportado num carro de fogo, ou como o profeta Habacuc, ou o diácono Filipe que, sustidos nos ares pela força divina, assim percorreram consideráveis distâncias.
7. Jesus Cristo subiu ao céu não somente por efeito desta virtude onipotente que lhe dava a sua divindade, mas ainda pela que possuía como homem.
8. Semelhante prodígio ultrapassava as forças da natureza humana, mas esta virtude de que era dotada a alma bem-aventurada do Salvador podia transportar o seu corpo para onde Ele quisesse. Por outro lado, o corpo assim em estado de glorificação, obedecia facilmente às ordens da alma quando esta lhe imprimia o movimento.
9. Os outros artigos do símbolo que se aplicam a Nosso Senhor mostram-nos a sua humildade e os seus prodigiosos abatimentos. Nada se pode imaginar, com efeito, de mais baixo e abjeto para o Filho de Deus que haver tomado a nossa natureza com todas as suas fraquezas, e ter querido sofrer e morrer por nós. Mas ao mesmo tempo, ao proclamar no artigo precedente que Ele ressuscitou dos mortos, e neste artigo que subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, nada mais admirável e magnífico podemos dizer para celebrar a sua glória e a sua majestade divina.
Explicação da gravura
10. A gravura representa a Ascenção de Jesus Cristo sobre o monte das Oliveiras. Esta montanha tem três cumes, e foi no cume central que Nosso Senhor subiu ao céu na presença das santas mulheres e dos seus discípulos, e deixando, diz-se, o sinal do seu pé esquerdo gravado na rocha.
11. Quando Jesus Cristo desaparecia na nuvem luminosa aos olhos de seus discípulos, três anjos lhes surgiram, dizendo: "Varões Galileus, que estais olhando para o céu? Este Jesus que, separando-se de vós, foi assunto ao céu, assim virá do mesmo modo que o haveis visto ao céu."
Fonte da imagem: http://www.sendarium.com
Texto: Catecismo Ilustrado, 1910. (com pequenas alterações devido à mudança ortográfica)
Edição da Juventude Católica de Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário